quinta-feira, 28 de abril de 2011

Entreato



O Entreato é um dos (por enquanto) cinco estabelecimentos veganos de Porto Alegre (os outros são Café Bonobo, Casa Verde, Mantra e Telúrico). Funciona em uma casa antiga na (parte ainda agradável da) Cidade Baixa . Serve um prato feito (com direito a repetição) mais um pote com feijão ou lentilha, incluindo entrada, sobremesa e chá. No prato da foto ao lado: hambúrguer vegetal com creme de tofu e tomate seco, berinjela refogada com especiarias, arroz integral e salada (acompanhava um pote de feijão branco). Quando não chove, colocam mesas na calçada, sendo possível almoçar sob a sombra das árvores da Rua da República.
Mousse de frutas vermelhas


Uma ressalva BEM GRANDE agora. O Entreato só é vegetariano no almoço. Durante a noite funciona como um Pub e não é vegetariano. Inclusive a administração de cada um funciona de forma independente.

O que: Entreato
Categoria: Vegano

Onde: Rua da República, 163 (entre Lima e Silva e Sofia Veloso), Cidade Baixa - Porto Alegre
Quando: todos os dias,a partir do meio dia.
Telefone:  (51) 3019.381

sábado, 16 de abril de 2011

Al Nur

Um tipo de restaurante onívoro em que o vegetariano pode se dar bem é o que serve comida árabe. No Al Nur, por exemplo, a "rodada verde" já está até prevista no cardápio, e pode ser facilmente adaptada para a versão vegana. Variedade é o que não falta: tem porções generosas de homus (pasta de grão de bico), babaganush (pasta de berinjela) e tabule (salada com trigo, tomate, alface e temperos). Como as pastas são sempre acompanhadas por pãezinhos macios e quentinhos, minha dica é montar seu próprio sanduíche com esses recheios,acrescentando um fio de azeite de oliva e uma pitada de pasta de alho (forte!).
 Nos pratos quentes há os bolinhos de faláfel, esfirra de espinafre e de zátar (entre todos os restaurantes árabes).  Há ainda outros pratos com arroz e lentilha acebolada. Uma das especialidades da casa é o fatouche  (pedaços de pão árabe torrado com cubos de tomate, cebola e pepino, temperado com salsa, hortelã, alho e azeite, coberto com suco de romã).

E é bom mesmo que o Al Nur (que quer dizer "A luz") tenha comida de qualidade, pois algo precisava compensar o geralmente péssimo atendimento. Não dá para generalizar, mas muitos dos garçons (que já estão ali há anos) trabalham constantemente de cara amarrada, ignoram os clientes, e muitos são extremamente grosseiros. Se os outros restaurantes árabes da cidade também tivessem esse péssimo padrão de atendimento eu poderia até achar que se trata de tradição, mas, pelo contrário, os funcionários do Baalbek e do Lubnan fazem questão de exercitar a cordialidade, coisa que, infelizmente, ainda passa a quilômetros do Al Nur

O que: Al Nur
Categoria: onívoro

OndeAvenida Protásio Alves, 616 Rio Branco, Porto Alegre / RS
Quando: De segunda a sexta, das 11h30 às 14h30 e das 18h30 às 23h30.
Sábado, domingo e feriado, das 11h30 às 15h e das 18h30 a 23h.

Telefone(51) 3325-8888 e 3330-8609